A Lista - Cecelia Ahern

Oi vocês, 

Desde 2016 eu criei uma pequena tradição de todo final de ano começar a ler um livro da Cecelia Ahern. Tem algo na escrita dela que sempre me deixa encantada e motivada. No ano passado, não foi diferente, confira a resenha de A Lista.


Título Original: One Hundred Names
Autora: Cecelia Ahern
Tradutora: Amanda Moura
Editora: Novo Conceito
Páginas: 380
Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.




Lançado pela Novo Conceito, A Lista de Cecelia Ahern traz a história da jornalista Kitty Logan. Ela tem 32 anos e está passando por uma fase bem conturbada da vida. Sua carreira está totalmente arruinada, seu namorado a deixou, seu melhor amigo está decepcionado com ela e o principal, Constance sua melhor amiga está muito doente.



Constance era mentora e chefe de Kitty na revista Etecetera, e antes de falecer deixa uma lista com 100 nomes para que ela escreva uma matéria. Mas ela não explica com qual era o foco da matéria, como Kitty deveria trabalhar e principalmente, como ela encontraria essas 100 pessoas.
Na missão de honrar a memoria de sua melhor amiga, Kitty passa a pensar em mil maneiras de encontrar essas pessoas e tenta entender como cada uma delas conseguiria se conectar. 

"Alguns dizem que não devemos agir com base em nossos medos, mas, se não houver medo, onde estará o desafio? Muitas vezes foi com o medo que realizei o melhor do meu trabalho, porque o abracei e desafiei a mim mesma."
Como eu falei citei, Kitty está passando por uma fase terrível na carreira, ela foi protagonista de uma matéria investigativa que acusou injustamente um professor de abuso sexual e por conta disso está sofrendo diversos ataques de pessoas revoltadas com a repercussão da matéria – além do processo judicial. Ela sabe que nunca mais vai conseguir um emprego decente em qualquer veículo. Na Etecetera, apenas Constance poderia sair em sua defesa, e os anunciantes já estão ameaçando deixar a revista caso ela continue no hall de funcionários. Escrever essa matéria salvaria a vida de Kitty de diversas formas.
Particularmente, acredito que escrever essa matéria salvaria Kitty dela mesmo. Durante a leitura é possível perceber melhor a personalidade da protagonista e assim entender como foi que ela se “perdeu” e como isso influenciou em sua carreira. 



As histórias de Cecelia sempre possuem uma grande mensagem, algo que nos fazem pensar e refletir os caminhos que estamos seguindo. Eu sempre fico emocionada e feliz em ver os plots das histórias, é como se me desse um ânimo para começar o ano. Acredito que a maior mensagem de A Lista é de que não importa quem você é, a sua história conta. Você é importante, sabe? Nós podemos ajudar o próximo com nossas experiências. Ou seja, eu amei essa história. 

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar."

A leitura é tão fluida que eu li as 380 páginas em 24 horas e há tempos isso não acontecia. Obrigada Cecelia! A edição da Novo Conceito está muito boa, encontrei uns dois errinhos de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura. 
Em suma, A Lista é mais um livro que nos faz refletir sobre nossas escolhas e principalmente, ele vem para nos relembrar o quanto nossa história é importante, não importa o que digam. Leitura aconselhada.

Beijinhos,

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com