Só Escute - Sarah Dessen

Oi vocês,

Há um tempinho eu recebi o “Só Escute” de Sarah Dessen aqui em casa e até cogitei passar a obra para uma amiga que já leu os livros da autora, mas depois comecei a folhear o livro e quando vi, já estava na metade. Hoje quero falar sobre o que achei da obra.

Título Original: Just listen
Autora: Sarah Dissen
Tradução: Alessandra Esteche
Editora: Seguinte
Páginas: 346
Sinopse: Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.
Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?


Sarah Dessen é uma autora que já possui 9 milhões de exemplares vendidos no mundo todo e seu último livro lançado no Brasil é o Só Escute, pela Editora Seguinte. A obra traz a história de Annabel, uma típica adolescente americana que tem tudo o que poderia sonhar. Ela e suas irmãs desde sempre foram modelos e, cada uma com sua personalidade, conseguiam conquistar tudo e todos a sua volta. 
E depois de um verão intenso ela acabou perdendo tudo. Ela não tinha mais os amigos de antes, não tinha mais os convites para as festas badaladas, era hostilizada no colégio e até mesmo sua família passava por problemas pesados. 



Tudo ia de mal a pior até que ela acabou conhecendo Owen Armstrong. O rapaz era bem famoso na escola por ter um temperamento bem explosivo e único, sem muitas amizades ele ficava submerso em um universo regado de músicas. A amizade dos dois começa quando Owen precisa dar uma carona para Annabel e as coisas vão fluindo naturalmente.
O maior problema dessa amizade é que depois de passar pelo programa de Gerenciamento de Crise, Owen procura ser sempre sincero com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor, ele procura não mentir e não magoar o próximo, o que é o contrario de Annabel, que passa sua vida mentindo e enganando as pessoas em sua volta para proteger a todos de seus próprios sentimentos. 

“Quero dizer que se a pessoa é realmente próxima de você, ficar chateada com ela ou ela ficar chateada com você é normal, ninguém muda por causa disso. Faz parte do relacionamento. Acontece. Vocês lidam com a situação.”

Eu leio poucos YA por falta de oportunidade mesmo, mas gosto bastante do gênero, depois de ler Só Escute, eu entendi o motivo pelo qual Sarah é considerada uma das melhores escritoras do gênero. Como disse, eu comecei folhear a obra e quando vi, já estava com quase metade do livro lido. A obra é narrada por Annabel e não tem como você não querer entender a personagem e saber o que aconteceu com ela na tal noite na briga. 
Annabel procura viver no barulho, pois isso abafa todos os problemas que ela enfrenta em sua casa e tudo começa a partir do momento em que ela é julgada mesmo sem ter sido ouvida. Como ninguém se dispôs a ouvi-lá e sua família parece ter problemas maiores para se preocupar, ela resolve que é mais fácil viver em um mundo fictício onde ficar remoendo aquela noite não dará em nada. 



O que eu mais gostei dessa obra é que nós não sabemos o que aconteceu, não temos nem ideia o que possa ter causado tantos traumas silenciosos em nossa protagonista, nós só vamos descobrir aos poucos, com flashbacks que a autora solta durante a narrativa. Como é meu primeiro contato não sei se é comum na escrita da autora, mas gostei da forma como foi feito, pois me fez conectar muito com os personagens.
A obra fala sobre abuso sexual, distúrbio alimentar, raiva, depressão e diversos outros temas que acontecem diariamente em outras famílias sem que nós percebamos. Gosto de livros que tratam desses assuntos – quando feitos da maneira certa – por causa do público alvo, eu acredito que livros assim, de certa forma, ajudam quem está passando por um problema parecido.
Foi uma leitura maravilhosa. Só Escute é um livro que me fez refletir a importância de ouvir mais, a escrita de Sarah é envolvente e a obra é bem finalizada, foi um ótimo primeiro contato! Espero ler outros livros da autora para me encantar mais ainda. Leitura aconselhada.

Beijinhos, 

12 comentários

  1. Olá! Que enredo mais tocante, gostei muito da proposta e pelo jeito a autora soube bem como trabalhar os temas.. Gostei muito da sua resenha e fiquei curiosa pela leitura! Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    Então, meu sentimento com Sarah Dessen é algo entre amor e mais ou menos. Então sempre fico curiosa sobre o que vem a seguir da autora, para ver em que categoria irei classificar! rsrs
    Eu sou esquisita, eu sei!

    Pela primeira vez em um longo tempo de leitura da Dessen, posso dizer que ela conseguiu de fato me tocar de maneira intensa e profunda. O tema que tenho em mãos traz um assunto de meu interesse completo, que é família e suas nuances, mesmo que ainda traga temas como a busca constante pela perfeição implícita pela sociedade da moda. Apesar de antes, já ter lido coisas dela que abordavam o mesmo tema (família), porém nada foi tão "profundo" quanto esse foi, até o momento. As questões aqui abordadas mexeram muito comigo por motivos diversos e pessoais do dia a dia que envolve eu mesma e amigos próximos!

    Bom.. é isso.
    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Quantos assuntos sérios abordados em uma única história. Eu nunca lo nada da autora (não me bata) e tenho vontade de conhecer a sua escrita. Adorei a sua resenha e já adicionei na lista de desejados, pois quero ver de que forma que ela trabalhos tais temas.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não conhecia a obra, na verdade, nunca tinha ouvido falar da autora também, apesar de adorar o gênero. Amei a sua resenha, fiquei muito curiosa para saber como tantos temas serão tratados e como tudo irá se desenvolver, espero ter a chance de conhecer em breve. Dica anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Quando eu penso em YA é nesse tipo de livro que eu quero pensar, um livro cheio de significados e que vai deixar a sua marca em quem lê. Eu demorei muito pra começar a ler esta autora por diversos motivos, mas hoje eu sou uma viciada nos livros dela. Os assuntos são reais e a história é positiva, recomendo!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Amei o seu cumprimento! Me lembrou de uma amiga que me chamava de "Você" como se "Você" fosse o meu nome. rsrsrs
    Enfim, em relação ao livro, acredito que não me chamou tanto a atenção, mas fiquei boquiaberta ao saber que a autora tem 9 milhões de exemplares vendidos. Será que eu li certo? rs
    Mas alguém conseguir isso nos dias de hoje em que a tecnologia tem dominado, é pra tirar o chapéu. Enfim, gostei da resenha, mas ainda não é a minha hora de conhecer a Dessen.
    Mas de qualquer forma, valeu pela dica! Achei muito bacana ela tratar tantos assuntos diversificados e extremamente importantes de serem discutidos.
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  7. Oiieee

    Amei conhecer principalmente porque não se resume em ser só mais um romance juvenil mas fala sobre diversos temas bem atuais e importantes. Tenho muita curiosidade em conferir a escrita da Sarah Dessen, vou anotar o livro na minha lista.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ani. Eu ainda não li nada da autora, mas sempre vejo elogios para os obras dela. Eu tenho um pouco de receio com leituras que abordem temas pesados assim, dependendo do que for me incomoda demais e não consigo ler, aí acaba sendo uma experiência ruim para mim. Mas eu quero ler os livros dela para ver no que vai dar. Eu gostei de ver a sua opinião sobre este.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani!
    Nossa, eu amo esse livro <3 <3 <3
    O melhor da Sara para mim, foi por ele que comprei os livros anteriores. Eu até gostei de 'Os Bons Segredos', mas não consegui concluir 'Uma Canção de Ninar', não achei tão bom.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ani!
    Ainda não conheço a escrita da autora, achei que ela não escrevesse YAs. Por algum motivo, os livros dela nunca me chamaram a atenção. Esse parece um livro forte e ao mesmo tempo envolvente. Gostei da premissa e pretendo ler futuramente.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Essa é uma autora que também tenho acompanhado os comentários e tenho ficado surpresa com o sucesso dela, assim como voce, até entao nao li nada dela mas os comentários sao sempre positivos, essa obra em especial tem me chamado a atençao pelos temas abordados, sendo assim, já vou colocar na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  12. Que bom saber que você curtiu essa leitura e que ela fluiu tão bem, estou com um exemplar desse livro aqui e será o meu primeiro contato com a escrita da autora. A história é super interessante e esse ya parece passar uma mensagem bem bacana.

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com