2ª Flipop - O que teve?

Oi vocês,

Depois de um longo hiato, estamos de volta! E espero que dessa vez eu consiga conciliar tudo e tenha animo para ler e escrever sobre os livros. Para voltar com força total, hoje quero falar como foi participar da segunda edição da FLIPOP.

A segunda edição da FLIPOP – Festival de Literatura Pop – aconteceu entre os dias 29/06 e 01/07 aqui em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca e se havia alguma dúvida de sua consolidação no mercado literário, agora não há mais. 
Criado pelo Grupo Companhia das Letras, a FLIPOP é um festival voltado principalmente para o público jovem e para os famosos YA (Young Adult). A cultura pop hoje é uma das principais formas de se debater temas importantes e até mesmo polêmicos que rondam nosso dia a dia, e a literatura é uma das principais vertentes para esses debates. 

Mesa G de Grandes histórias: 
Janaina Rico, Larissa Siriani, Mila Wander e Thati Machado. Mediação de Bárbara Morais.
O mercado editorial vem percebendo isso há alguns anos, e podemos usar como exemplo, a inclusão de uma programação especial cheia de palestras durante as bienais. Acredito que essa é uma forma de você conhecer melhor seu público alvo e entender a forma como ele reage ao seu produto final, além claro de trazer mais humanização para o mercado.
Sabendo disso, eventos como a FLIPOP são ótimos termômetros para os leitores, editores e autores. Diferente do ano passado, essa segunda edição teve três dias de duração, com nove editoras parceiras, 38 convidados e 28 mesas de bate-papo e atividades. Temas como a importância de representatividade de protagonistas gordos, negros, LGBT+ e outras minorias, literatura juvenil, como criar protagonistas fortes, dicas de escrita, bastidores do mercado editorial e entre outros, prenderam a atenção de diversos leitores que passaram no Centro de Convenções Frei Caneca. 

Mesa: Das páginas para a tela:
Keka Reis e Luiza Trigo. Mediação de Babi Dewet.
Desde o fim da primeira FLIPOP eu já ficava questionando o Grupo Companhia das Letras quando haveria a segunda, isso porque eu acho que eles conseguiram capitar a essência de um bom evento literário. A interatividade é incrível e os autores são extremamente acessíveis e atenciosos, e em minha singela opinião isso é muito mais importante que comprar os livros em si. Eu mesma não adquiri nenhuma obra no evento, mas em compensação sai interessada em pelo menos 6 livros que comprarei ao longo do ano, tudo isso porque eu parei para conversar com os autores e livreiros e assim conheci sobre suas obras. 
Outra mudança desta edição foi a criação de duas salas com temas distintos, o problema é quando as duas salas são no mesmo horário e você precisa fazer escolhas... Mas essa divisão foi ótima, pois assim dá muito mais opção e agrega bastante. Eu por exemplo, nunca pensei em escrever nada, mas durante a mesa "Dicas de Escrita" da Socorro Acioli, saí com ideias para quem sabe escrever um livro no futuro.

Mesa: Dicas de escrita: estrutura:
Com Socorro Acioli.
É oficial, a FLIPOP se tornou meu evento literário favorito e espero que ele viaje o Brasil todo para cada estado consiga sentir um pouquinho dessa sensação incrível que é estar ao lado de pessoas com mesmo objetivo. 
Durante o evento, eu tirei várias fotos que eu estarei postando no Instagram e no Facebook do blog, mas vou colocar algumas aqui também. Agora quero saber: você participou da FLIPOP ou tem interesse de participar? Para onde a Companhia das Letras deveria levar esse evento? E o principal, o que você acha desse tipo de evento?




Beijinhos,

22 comentários

  1. Aiii que evento mais bacana.. Eu queria muito ter ido mas infelizmente os dinheiros estavam curtos.. mas ano que vem estarei na terceira edição sem falta hahaha.. Amei o seu post e deu pra ver que você aproveitou muito as palestras e mesas <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  2. Eu vi tantos blogueiros indo para esse evento e achou a iniciativa muito legal mesmo, super apoio, mas confesso que não seria um evento que me chama a atenção, e mesmo que tivesse a oportunidade de ir não me vejo indo. Mas quem sabe futuramente né? Tudo pode mudar. Adorei as fotos e que bom que conseguiu ir ao evento, espero que seus hiatos acabem também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou louca por eventos literários, mas infelizmente aqui no Rio eles acontecem pouco.
    Da última vez eu fui ao Salão do livro, o evento Ler da Biblioteca Nacional e fiquei encantada com a variedade de livros e de quantos escritores maravilhosos estavam lá.
    Amei saber sobre a FLIPOP e espero que quem sabe ano que vem eu possa ir, né? Seria um sonho!
    Adorei a postagem!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  4. Ani, eu fui nas duas edições, mas ao contrário de você me decepcionei um pouco com essa. Minha expectativa era mega alta e não sei, fui nos três dias e acabei achando boa parte das mesas bem repetitiva. Fora que achei o clima diferente. Acho que não foi acertado isso de colocar os autores nacionais junto dos internacionais nas sessões de autógrafos, achei muito mais legal poder ficar mais perto deles o tempo todo como da outra vez. Senti falta do baile, tinham divulgado um coquetel que depois foi retirado da programação sem explicação... Enfim, gostei bem menos que esperava gostar. Que bom que pra você foi tão legal.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ani,
    Eu queria ter ido a esse evento, pois acho que ele é magico. Fico contente por saber que você espera por esse evento e que torce para que viaje o Brasil inteiro, pois eu também espero isso. Eu acho que, nesse evento, é mais fácil termos contato com outros autores, pois é tudo mais simples, sei lá :)
    Adorei conhecer suas impressões sobre o evento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ani

    Esse vento parece ter sido tão legal, eu adoro esse movimento todo voltado à literatura jovem e quanta gente bacana reunida! Que pena que moro longe. Fico feliz em saber que vc curtiu e bem vinda de volta à vida blogueira.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Que legal conferir um pouco do evento aqui no seu blog. Eu queria muito que eles trouxessem aqui para o Rio, intercalando com a Bienal seria melhor ainda, porque um ano iria à Bienal e o outro à Flipop hahaha

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane, deve ter sido um evento maravilhoso, por enquanto, minha prioridade tem sido juntar dinheiro todos os anos e ir na Bienal SP, este ano vou pela segunda vez, mas um dia ainda quero ir na FliPop. Adorei o post.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu prefiro eventos em formato de feiras, já que palestras não chamam tanto minha atenção. Mas parece ter sido muito bom o evento.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Oi Ani, tudo bem?

    Todas as pessoas que foram para a FLIPOP, afirmam que é o melhor evento literário, exatamente por ser bem organizado e com assuntos que chamam a nossa atenção. Infelizmente não sou de São Paulo, mas quero muito que eles tragam este evento para outras cidades do Brasil, Recife os aguarda. Adorei o post e de conhecer mais sobre o evento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de participar de eventos literários como esse. Amo conhecer e debater assuntos literários com outros leitores.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar com a gente um pouquinho de como foi a FLIPOP, eu fiquei acompanhando pelas redes sociais e doida pra poder estar presente, parece ter tido muita coisa legal nesse evento. Torcendo pra conseguir ir na próxima edição.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não pude ir ao evento, mas fico feliz que tenha ido, e mais ainda por você ter vindo contar de como foi. Obrigada!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Ola, tudo bem?
    Confesso que fiquei com uma pouca de inveja, queria muito ir, mas infelizmente não deu, que.bom que gostou e veio aqui falar pra gente!
    Beijus

    ResponderExcluir
  15. Oiee tudo certinho?
    A Flipop parece ter sido um evento maravilhoso hein?
    Sou louca pra poder comparecer em um evento desse tipo algum dia.
    Meu TOC apitou aqui com esses balões virados queria colocar a mão dentro da foto pra virar eles pra frente.
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  16. Olá! Adorei conhecer um pouco mais desse evento, pois essa foi a primeira vez que ouvi falar dele, mas acompanhei pelo instagram de algumas autoras e das editoras parceiras que participaram e fiquei morrendo de vontade de estar lá, de participar disso, especialmente por essa grande oportunidade de dicas e bate-papos. Adorei, espero que venha pro Rio em algum momento!
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu adoraria ter participado da FLIPOP, pois o evento parece ter sido maravilhoso. Não consegui ir, mas é porque meu objetivo esse ano é a Bienal e eu não teria condições de ir nos dois.
    No entanto, acompanhei pelas redes sociais e vi que foi muito legal, especialmente a interação. Além disso, eu adoraria participar da mesa de Dicas de Escrita, que deve ter sido muito interessante.
    Adorei o seu post e quero muito participar o ano que vem. Quem sabe eles não fazem uma edição em BH também, né? Ficaria muito mais fácil para os leitores mineiros, como eu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Aaaaaaaaaaaah que inveja rs ..
    Estava super afim de ir na Flipop mais achei caro o ingresso, quem sabe em uma próxima né?
    Amei as fotos e os brindes.

    ResponderExcluir
  19. Olá Ani, o evento parece ter sido bem bacana e com a discussão de bons temas *-* Espero poder ir na próxima edição *-*

    ResponderExcluir
  20. Oie
    ai que delicia de vento, fiquei morrendo de vontade de ir, espero poder ir no outro ano pois adorei a ideia e as fotos e tudoooo

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem Ani?

    A Flipop parece ser um belo evento, eu tenho vontade de participar desses eventos literários, mas são sempre em capitais, tudo longe de casa! Adorei as fotos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Gostaria muito de participaria FLIPOP, infelizmente isso não é possível para mim, mas gosto de acompanhar através das redes sociais, queria que houvesse um evento parecido aqui no meu estado, acredito que seria uma experiência incrível.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com