Mentirosos - E. Lockhart

Oi vocês,

Hoje vamos falar sobre Mentirosos e eu ainda estou chocada com o final dessa obra. Ainda estou chocada com o fato de ter demorado tanto para ler. Ainda chocada com a escrita da leitura.  Queria gritar ao mundo todas as minhas teorias, mas não posso fazer isso para não estragar a história, então se você leu esse livro, me chama. Vamos conversar! Sério.


Título Original: We Were Liars
Autora: E. Lockhart
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Sinopse: Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira.
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.




Essa obra pode ser descritas por apenas duas palavras: incrível e surpreendente.  Mentirosos de E. Lockhart traz um enredo que poderia ser comum aos olhos dos leitores, mas foi trabalhado de uma maneira tão inteligente que se tornou um dos melhores livros que já li na minha vida. Sente esse peso.
O livro traz a história dos Sinclair, uma família rica, tradicional e bem quista pela sociedade americana. O enredo foca principalmente nos Mentirosos – grupo formado pelos primos Cadence, Mirren, Johnny e no “agregado” Gat – que se encontram todos os verões na Ilha de Beechwood e vivem uma vida totalmente diferente da que levam comumente. 



Durante a reunião do verão de quinze, tudo muda. Cadence sofre um acidente estranho e não consegue se lembrar de nada do que aconteceu. Por causa de uma pancada na cabeça ela não consegue viver normalmente, se tornou refém de remédios fortes demais, dores pesadas demais e uma tristeza infinita. Depois de dois anos, ela implora para voltar à Beechwood para reencontrar seus familiares e preencher as lacunas que existem em sua mente. 

“Não devíamos deixar a família se desintegrar.
Não devíamos aceitar um mal que podíamos mudar.
Nós enfrentaríamos, não é?
Sim. Enfrentaríamos.
Seríamos até heróis.”

Como eu disse Mentirosos é tudo de mais diferente que eu já tinha lido. Não me lembro ao certo quando eu comprei o livro, mas acredito que tenha sido pouco tempo depois de seu lançamento. Então faz uns dois anos ou mais que tenho em minha estante. Na época do lançamento a blogosfera ficou saturada de resenhas – incríveis – e isso me deixou um pouco receosa de que não tivesse todas as expectativas supridas. Então, mesmo com raiva de mim por ter demorado a ler, eu tô feliz por ter tido uma experiência tão sensacional.



Esqueça qualquer teoria que você tenha feita durante a leitura, tudo vai abaixo e as respostas só surgem na quinta e última parte da obra. Lockhart teve um cuidado de deixar tudo tão confuso quanto à cabeça de nossa protagonista. Nós vamos descobrindo aos poucos sobre os fatos, entendendo os mentirosos, conhecendo os Sinclair. Isso é sensacional e ok, é uma características de thriller e suspenses, mas nenhum tinha me prendido e realmente me surpreendido tanto quanto Mentirosos fez.
Dentre diversos fatos, uma coisa bacana dessa obra é que a narrativa mescla o estilo seco de escrita com a prosa lírica e isso dá uma quebra interessante na obra.

“Eu fico lá deitada e espero, e me lembro repetidas vezes de que a dor não dura para sempre. De que outro dia vai chegar e, depois dele, mais um. Qualquer dia desses, vou me levantar e tomar café da manhã e me sentir bem.”

No final do livro há um aviso que os leitores tenham um cuidado ao contar e resenhar a obra, então eu não posso falar das milhares de teorias que criei por aqui. Talvez eu faça um post com spoilers, talvez eu só fique esperando alguém me chamar para conversar sobre tudo o que pensei, talvez eu apenas fique indicando esse livro para todos esperando que tenham a mesma sensação que eu.
Mentirosos foi um dos melhores livros que já li, bem trabalhado, bem amarrado, bem escrito. Foi difícil terminar, pois não queria acreditar que aquilo tinha acontecido. Foi difícil terminar, pois não queria me desapegar de Cady. Foi difícil terminar, pois escrito tão real que parecia que parte de mim tinha sido arrancada na última parte. Foi incrível terminar, pois eu posso aconselhar de olhos fechados. Leiam mentirosos!



Beijinhos,

21 comentários

  1. Já li e adorei essa história. A leitura é bem fluída a meu ver e me agradou as horas que dediquei a mesma.

    Adoro essa citação do livro:

    "Bem vindos a família Sinclair
    Ninguém é criminoso.
    Ninguém é viciado.
    Ninguém é um fracasso.
    Os Sinclair são atléticos, altos e lindos. Somos
    democratas tradicionais e ricos. Nosso sorriso é largo,
    temos queixo quadrado e sacamos forte no tênis.
    Não importa se o divórcio retalha os músculos do nosso
    coração a ponto de mal conseguir bater sem esforço. Não
    importa se o dinheiro do fundo de investimento está
    acabando, se as faturas do cartão de crédito não são pagas
    e se acumulam sobre a bancada da cozinha. Não importa
    se tem um monte de frascos de comprimidos sobre a mesa
    de cabeceira.
    Não importa se um de nós está desesperadamente,
    desesperadamente apaixonado.
    Tão
    apaixonado
    que medidas desesperadas
    precisam ser tomadas.
    Somos Sinclair.
    Ninguém é carente.
    Ninguém erra.
    Vivemos, pelo menos durante o verão, em uma ilha
    particular perto da costa de Massachusetts.
    Talvez isso seja tudo o que você precisa saber a nosso respeito."

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh como me sinto mal por ainda não ter lido. Sempre encontro elogios e recomendações, mas é uma leitura que foi adiando e quando vi .. KD? Adorei sua resenha e anotei, quero dar uma chance em breve.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. O mundo precisa ler esse livro! A autora construiu de modo ímpar e fantástico o enredo dessa narrativa. O final é uma surpresa completa, inimaginável, simplesmente. A leitura flui de forma tão boa que acabamos rapidinho, né? Estou louco pra ler os outros livros da autora. Ótima resenha! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, como vai?
    Nunca tive interesse nos livros dessa autora, mas, quando vi que esse tinha sido lançando aqui no Brasil fiquei encantada e ansiosa para comprar, sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conhecer a história.
    Preciso desse livro logo!

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ana

    Esse é um livro que li varias resenhas há algum tempo e sempre me deixou curiosa porque ele promete ser diferente mesmo, do tipo que tira a gente da zona de conforto e apresenta um desfecho bem inesperado. Eu ja li O histórico infame de Frankie Landau Banks dessa mesma autora e lembro que gostei, ela escreve umas histórias que fogem do básico e do clichê, e eu aprecio isso. Quero ler Mentirosos em breve.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tenho esse livro ainda no plástico acredita!
    Sempre vejo sobre ele ser bem diferente e muito bem escrito, então quero pegar pra leitura ainda esse ano. Adoro leituras cheias de reviravoltas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não conhecia esse livro mas fiquei curiosa para lê-lo pela maneira que você se surpreendeu com essa leitura.. Vou pesquisar mais sobre ele e provavelmente colocar na minha lista de leitura haha Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  8. Fico tão contente ao ver que você gostou desse livro! Eu li ele há algum tempo e também gostei muito, a escrita da autora me agradou, a história me tocou e me emocionou, se quiser pode me chamar para conversarmos :).

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita curiosidade com os livros da autora e faz tempo que quero ler esse. Achei a sua resenha muito interessante e fiquei ainda mais curiosa para conhecer mais sobre o livro. Parece ser uma obra que me agradaria bastante.

    ResponderExcluir
  10. Toda vez que eu ver alguém comentando sobre esse livro, vou lembrar do soco no estômago que foi ler o seu final. Você tinha cogitado essa possibilidade de final? Eu fui pega de surpresa mesmo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    faz um tempão que eu tenho vontade de fazer essa leitura, mas nunca tive a oportunidade, porém ainda não desisti, adoro a premissa desse livro e tenho certeza de que iria amar a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani, poxa não vale, já vi tanto essa capa por aí e nunca me interessei, daí vem você com essa resenha e faz eu ficar morrendo de vontade de ler, poxa..... Super curiosa. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  13. WOWWW! Preciso ler esse livro!!!

    Adoro quando a gente é meio "enganado" sobre uma pessoa, então eu realmente preciso ler essa belezinha!

    Adorei sua resenha e as fotos colocadas!

    Beijos, Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  14. Ana linda, só pelos seus choques iniciais já me convenci que tenho que ler esta obra. Amei a sua resenha que realmente instiga a leitura.
    É interessante que a capa do livro sempre me chamou a atenção e o título tb já que penso que a mentira é uma coisa horrorosa e quando vira doença em algumas pessoas, então nem se fala.
    Ah! Faço parte da turma que quer spoiler e conversar com você sobre suas teorias. Vc poderia criar um grupo de discussão sobre. Que tal?

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Sempre elogiam muito esse livro, na verdade tem resenha dele lá no meu blog, não feita por mim claro mas tem. Eu apresar de todos os elogios não sinto tanta vontade assim de ler esse livro, creio que o meu momento ainda não chegou quem sabe né. Mas eu adorei ver o quanto você gostou. Parabéns pela bela resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu já li um livro da autora, o Fraude Legítima. Confesso que não gostei da leitura, pois apesar de ter achado a escrita da autora super envolvente, não gostei nadinha do desfecho. Achei previsível e que saiu do nada para chegar em lugar nenhum. Por esse motivo, perdi o interesse em ler outros livros dela;
    Mas adorei sua resenha e já vi muitos elogios sobre esse livro. Talvez um dia eu leia, porque, assim como você, muitas pessoas já me falaram que ficaram chocadas com o desfecho. No entanto, não é uma leitura que eu planeje no momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Então, eu também sou uma das pessoas que não leram esse livro ainda por causa de todo hype da época do lançamento. Li tantas resenhas positivas que até me sinto íntima do livro.
    Agora com sua resenha fiquei tentada a conferir esse leitura;

    ResponderExcluir
  18. olá... acredita que apesar de várias oopiniões positivas a respeito do livro nunca me bateu o interesse em ler? não é minha vibe de leitura...mas que bacana que pra vc a experiência foi surpreendente...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  19. Oi Ani, achei legal esta sua ideia de uma segunda postagem com suas teorias e spoiler. Em relação ao livro, já inúmeros elogios a obra, na verdade, até hoje não li nada que o desabone, mas confesso que mesmo com tudo isso, não sinto aquela ânsia de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Amo quando os autores criam uma trama que nós achamos que já estamos entendendo todo o mistério, quando na verdade o final é totalmente diferente haha. Parece ser uma história fascinante, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem Ani?

    Eu já li inúmeras resenhas sobre "Mentirosos e Lockhart", a grande maioria foram positivas assim como a sua, mas infelizmente vou deixar a sua dica passar, o livro não me fascinou!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com