O Círculo

Oi vocês,

Esses dias eu recebi o convite da Cia das Letras para assistir ao filme O Círculo, infelizmente não pude estar presente, mas solicitei que a Kamila fosse conferir o filme e hoje vocês vão conferir a crítica.


Título Original: The Circle
Direção: James Ponsoldt
Elenco: Emma Watson, Tom Hanks e mais.
Sinopse: The Circle é uma das empresas mais poderosas do planeta. Atuando no ramo da Internet, é responsável por conectar os e-mails dos usuários com suas atividades diárias, suas compras e outros detalhes de suas vidas privadas. Ao ser contratada, Mae Holland (Emma Watson) fica muito empolgada com possibilidade de estar perto das pessoas mais poderosas do mundo, mas logo ela percebe que seu papel lá dentro é muito diferente do que imaginava.




“Saber é bom. Saber tudo é melhor ainda.”

O Círculo nos apresenta Mae Holland (Emma), uma jovem que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando sua amiga arruma um emprego para ela numa empresa chamada “O Círculo”. Mae era atendente e, assim como eu num passado remoto, só atendia clientes insatisfeitos e revoltados. 
O Círculo tem como produto principal o “True You”, que pelo que entendi, é um programa onde você pode gerenciar desde suas redes sociais até suas contas bancárias, enfim, como um Serviço de Atendimento ao Consumidor em grande escala. Mae fará o mesmo que fazia na outra empresa, mas, ao invés de telefones, a conversa seria por computadores.



O chefão d’O Círculo é Eamon (Tom), que quer compartilhar absolutamente tudo com todo o mundo. Tudo mesmo. Eamon desenvolveu uma micro câmera que permitirá as pessoas compartilhar tudo e disponibilizar online. Em tempo real. E conforme Mae e os demais funcionários vão compartilhando absolutamente tudo de suas vidas, eles vão subindo posições no ranking da empresa.
Em algum momento da sua vida, você já assistiu o BBB (enjoei na quinta edição, agora só acompanho memes) ou, mais recentemente, algum episódio de Black Mirror (eu vi o primeiro de todos e o Urso Branco) ou 1984, do George Orwell, ou o filme Invasão de Privacidade (se não viu, tem na Netflix). Pois saiba que O Círculo é a versão piorada (pelo menos para mim) desses quatro exemplos que dei. Esse filme distópico vai abordar as consequências de querermos viver conectados demais, integrados demais. 



Ao mesmo tempo que a tecnologia vai ajudar diretamente a vida de Mae (o pai tem uma doença grave), vai atrapalhar também, principalmente quando, mesmo bem-intencionados, nós acabamos cometendo erros, que acabam virando uma bola de neve. A obra vai mostrar até onde a sede por compartilhar informações vai nos levar – e o que acontece quando desaprendemos o conceito de privacidade. O Círculo mostra como a recente necessidade humana de estar na internet, ser curtido, compartilhado, amado nas redes sociais pode nos afetar na vida real.
O filme é muito bem feito, as atuações impecáveis... gosto da Emma quando ela faz filmes que não tem tanto hype, como o ótimo, porém pouco falado, Regressão (com Ethan Hawke, chegou na Netflix esses dias). Tom Hanks, apesar de aparecer no cartaz, vai aparecer pouco, mas quando aparece, impressiona. Aliás, ele optou por um visual “Náufrago”, só faltou a bola Wilson.
No mais, novamente quero agradecer a Ani pelo ingresso e à Cia. Das Letras por viabilizar essa sessão exclusiva. Vale lembrar que O Círculo é baseado no livro de mesmo nome, do norte-americano Dave Eggers. Mais adiante vou querer ler o livro para fazer minhas comparações. O filme estreou ontem, 22, nos cinemas de todo o país.



Beijinhos,

14 comentários

  1. Oiii Ani tudo bem?
    Que pena que não podes ir, mas fico feliz que outra pessoa pode ter ido no seu lugar, com toda certeza eu adoraria ter a oportunidade de assistir esse filme, ainda mais sendo com a Emma, dica anotada linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ani!
    Gosto bastante de distopias, principalmente quando criticam esse mundo virtual em que vivemos atualmente. São sempre ótimos para nos abrirem os olhos.
    A Emma é uma ótima atriz, adoro os trabalhos dela.
    Fiquei bastante curioso com o longa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ani, espero que na proxima vez você possa ir viu, mas de qualquer forma fico satisfeita que alguem te representou la hein. Adorei essa ideia sabe? De chamarem a atenção para oque grande maioria da população faz, que é fazer tudo a base da tecnologia, esquecendo como se faz manualmente. A Emma nem se fala né? Ela é um sucesso por si só, então, to na expectativa para ver este filme.

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Preciso assistir esse filme! Elenco maravilhoso e o enredo me agradou muito! Obrigada pela dica!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Legal esse post. Estava mesmo querendo saber um pouco mais sobre a história porque na TV, os comerciais são mega rápidos e sem nenhuma explicação.
    Adoro distopias e fiquei bem curiosa em saber até onde vai levar todo esse compartilhamento de informações via web.
    Vou ver então!
    Obrigado pela dica e ótima matéria!
    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Heiii, tudo bem?
    A premissa é interessante, achei diferente do que costumo ver.
    Achei otimo a seleção de atores e gostei de saber mais do filme.
    Vou com certeza assistir, acho que vou gosta mto.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Que bacana você ter sido convidada pela editora para assistir ao filme, pena que não pôde ir. Não é muito o que assisto, mas acredito que ele traga uma mensagem, visto que hoje em dia há muitas pessoas que tem a necessidade de estar conectado. Não sabia que tinha um livro, acho que vou dar uma conferida já que traz mais detalhes.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ani
    Tom Hanks na versão Náufrago foi boa kkkkk
    Tenho curiosidade de ver esse filme, está na minha listinha. E gostei de saber que você curtiu as atuações. Obrigada pela dica.


    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  9. Adoro os trabalhos da Emma. Saber que vai criticar esse mundo cirtual já me deixa com vontade assistir rsrsrs

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Já tinha assistido ao trailer e achei bem legal. Depois de sua resenha, fiquei muito curiosa em assistir, o tema é mais do que atual, legal levar essa crítica para as telonas, curiosa para assistir, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nossa, eu não sabia do que se tratava a história, e fiquei bem interessada. E ainda tem o livro, que fez com que ficasse ainda mais curiosa. Com certeza, vou conferir esse filme e livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    De novo, obrigada pelo ingresso!!! Esse filme é muito bom, espero que você possa vê-lo em outro momento, valeu a pena ter ido!

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito olhar esse filme. Já tinha visto o trailler e ficado curiosa agora com a sua resenha fiquei mais curiosa. E muito legal essa parceria que você fez com a Kamila! Uma ajudando a outra é sempre bacana!

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem. Jura que tem livro? Ia morrer sem saber hahaha Gosto de filmes com futuros distópicos e já assisti ou li a maioria que você citou. Veria mais principalmente pelos autores, afinal gosto do Tom e da Emma, porém não sei se esse enredo é instigante. Sua resenha me colocou para pensar rs Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com