A Matéria dos Sonhos - Valéria Martins

Oi vocês,

Hoje eu vim falar de um livro que me fez viajar. Essa autora tem o dom de me deixar inquieta e louca para conhecer o mundo. Como eu li em e-book não tenho fotos legais do livro, por isso, trouxe fotos de alguns lugares citados no enredo e duvido você não se coçar para querer conhecer a obra e os locais.

Título Original: A Matéria dos Sonhos
Autora: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Páginas: 290
Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.
A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.




Mariana sempre teve tudo o que sempre quis. Filha de um advogado importante do Rio de Janeiro, sempre foi muito mimada e cabeça dura. Seus pais tentaram avisar sobre o relacionamento fadado ao fracasso que ela mantém com Gustavo Motta, um empresário mega importante. Acontece que as vésperas do casório ela sofre um baque gigante e entra em depressão.

"Uma boa ideia é embarcar numa viagem nesse momento. Ou prefere ficar sentada nessa cadeira de balanço olhando a vida passar? Quanto tempo vai ficar assim? Cuidado para não se acostumar. A cadeira pode criar braços e te prender quando quiser se levantar, será impossível se mover."


Seus pais que não sabem mais como lidar com a situação da filha, e ela se recusa a ouvir qualquer conselho. Menos do irmão, ele é um aventureiro nato que transformou a profissão em hobbie e aconselha Mari a viajar para se reconstruir. Ela então vai para Chapada Diamantina, na Bahia para tentar se renovar e se conhecer. Quem sabe até se apaixonar.

Morro do Pai Inácio
Eu conheci a escrita da Valéria quando li A Pausa no Tempo e lembro o quanto à autora me tocou em suas crônicas sobre viagens e autoconhecimento que eu precisava muito de ler algo ficcional dela. Quando surgiu a oportunidade de ler A Matéria dos Sonhos eu não pensei duas vezes e solicitei de bom grado.

"Todo sofrimento deve ter hora de terminar. Se não para sozinho, temos que lhe dar um limite. Senão vira masoquismo, uma tortura sem fim. As experiências boas e ruins, servem para nos ensinar alguma coisa."

A narrativa é feita em terceira pessoa onde acompanhamos todos os passos da personagem principal. O livro é dividido em partes onde mostra todas as fases de Mari desde a queda até a busca pela felicidade.
Enquanto acompanhamos a primeira viagem sozinha da personagem, conhecemos paisagens maravilhosas. Sim, parece estranho falar, mas enquanto eu lia me senti nos locais descritos, como se fosse uma necessidade estar lá, andar na terra e ficar no silêncio ouvindo a natureza. E quem me conhece sabe que sou extremamente fã da cidade. Mas fiquei com inveja das experiências que a personagem passou.

Poço Azul

A escrita da autora é sutil e gostosa de se ler, no início eu fiquei um pouco incomodada pela falta de capítulos, já que ele era dividido em partes, mas depois me acostumei. São poucas páginas, ou seja, uma leitura rápida.

"Acho que o sonho já nasce com a gente, mas temos que escutá-lo, reconhecê-lo, valorizá-lo e acreditar nele. Se não acreditarmos, ninguém mais acreditar. Nós somos a matéria dos sonhos."


A Matéria dos Sonhos é um prato cheio para os fãs de nacionais – ou quem quer se aventurar nesses autores maravilhosos – o livro, como a própria sinopse diz, fala de amor, conhecimento, desilusões, buscas e principalmente amizades. Valéria mantém o padrão de nos querer fazer conhecer o mundo através de sua escrita. Leitura aconselhada.

"... Fazendo-os acreditar que é possível ser feliz, que é preciso encarar com alegria e entusiasmo os desafios da vida, e depois desse mais outro, e que estamos aqui para isso. E que tudo é um grande mistério, e como todo mistério, existe para ser desvendado."

* Fotos retiradas do Google.

Beijinhos, 

47 comentários

  1. Oi oi!
    Antes de tudo, devo lhe parabenizar pelo blog lindo. Eu adoro seu trabalho, acompanho desde o começo do blog. Tanto que ele me inspirou a começar meu próprio blog com minhas amigas. Será que você poderia dar uma olhada pra dizer como estamos nos saindo? Seria uma honra ter você nos seguindo. <3
    http://particulasinfinitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Valéria <3 Melhor pessoa! Ela escreve maravilhosamente bem, conforme eu ia lendo, eu ia imaginando as paisagens... não chega nem perto das fotos! hahaha esse livro me foi uma grata surpresa, simplesmente maravilhosa!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Eu já tenho a maior ânsia de ir viajar, vendo essas paisagens então! Já ouvi falar bastante desse lugar e dizem que é maravilhoso mesmo!
    Achei legal a estória. Gosto quando os personagens amadurecem e se transformam durante o livro.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ani, que legal!
    Adoro livros que me fazem ter vontade de viajar.
    E que lugar lindooooooo!
    Nunca fui lá.
    Não conheço nada da autora, não li nada, mas me interessei. :)
    Queroooooooooo!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. nossa, eu que amo viajar já amei td a tematica desse livro, mt legal!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi Ani, ler sua resenha me fez ter vontade de conhecer a escrita da autora, adoro histórias que além de nos transportar para outros lugares nos fazem ter vontade de visitá-los. Só não sei se o romance vai me agradar, mas pelo que parece esse não é tanto o foco da narrativa e a autora busca mais a questão da renovação e do auto conhecimento. Bom, se um dia o livro cair em minhas mão vou folhear para ter certeza que irei gostar!

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Não conhecia a autora!! Muito bom saber que a escrita dela meche assim com você! A história me parece bem clichê, mas pelo que pude pegar, o objetivo não é a história em si, e sim fazer o leitor se descobrir quanto a "solidão", depressão.

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  8. Ahhh eu li esse livro e fiquei com a mesma vontade que vc. Queria sair para o mundo, me conhecer e descobrir a vida. Que viagem boa essa obra né? Foi meu primeiro livro do ano e agradeci por isso.
    A Valéria é uma querida. <3

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  9. Oi Ani....
    Só pelas fotos já dá vontade de viajar... hehehe... Esta estória é super interessante... adoro estórias onde o personagem sofre uma decepção e vai amadurecendo e superando com esta experiencia.
    Muito bom quando a gente ler um livro e sentir os lugares descritos, só mostra que a autora conseguiu te levar para dentro da estória...
    Adorei sua resenha!

    Belas Terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Não conhecia a autora, mas a premissa do livro me agradou e muito. Adorei a capa e amei saber mais sobre a escrita da autora, é tão bom quando o leitor tem aquele jeito leve na escrita que nos faz ler o livro tão rapidamente.
    Pois é, eu também sentiria falta dos capitulos, mas livros dividido em partes também adorooo.
    Amei a resenha

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ani, sua linda, tudo bem
    Com a sua resenha eu consegui sentir que o texto da autora é uma viagem pessoal, sensível, como leitora acho que vou acabar me voltando para mim, no decorrer da jornada da personagem, talvez seja isso que torne o livro especial. Dica anotada, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ani!
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas fiquei bem interessada. Sempre estou lendo livros nacionais e com isso conheci autores (e histórias) incríveis.
    A história parece ser bem bacana e os lugares escolhidos não poderiam ser mais lindos! A Chapada é um dos lugares mais lindos que já conheci e tenho verdadeira paixão por ela. Se pudesse iria lá todo ano. <3
    Vou procurar o livro na Amazon, fiquei mega curiosa depois de tantos elogios.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Nossa, realmente são lugares incríveis. Queira poder ir à algum lugar nesse estilo. Kkk. Mas falando do livro, ele parece ser bem bom como você disse. Ao contrário de você eu não conhecia a autora e sua obra, mas fiquei bem curiosos para conhecer mais sobre a vida desse nossa protagonista. Adorei a capa também. Vou anotar a sua dica é aguardar um pouco
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não conhecia a autora, mas amo ler livros nacionais e ainda mais quando passa aqui no Brasil.
    Já fui na Chapada Diamantina e com certeza, a personagem deve ter amado.
    Adorei a história e vou procurar para ler.
    Beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Totalmente entendo quando voc diz que lê e se vê nos lugares, algumas autoras tem uma capacidade incrível de detalhar com perfeição os cenários e acaba nos levando pra lá! Livro lindo, adorei sua resenha, muito objetiva, leve e bem construída

    Www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá; essa é a primeira resenha que leio do livro e já fiquei com vontade de ler ele.
    Eu amo tramas que envolvam viagens, e se o cenário for o Brasil, eu gosto mais ainda. Além de que pela sua resenha a história parece ser uma ótima leitura.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Gostei da sinopse e do jeito leve que você descreve as etapas da vida de Mariana. Realmente conhecer lugares novos e lindos é o primeiro passo para tentar curar um coração partido. Quando tiver oportunidade irei colocar esse livro em minha lista. A história parece leve e envolvente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olha eu não conhecia a autora e nem sua obra.
    Eu até tenho vários ebooks de autores que sinceramente nem conheço, mas esse eu ainda não tinha visto na amazon. Espero poder ter a chance de fazer a leitura, porque me parece ser uma estória muito envolvente e uma leitura muito gostosa de fazer. Espero poder gostar quando tiver oportunidade de ler, porque gostei muito do seu ponto de vista e percebi que o livro mexeu contigo. Isso é muito legal, porque são livros assim que nos marcam e nos passam lições de vida.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-editora-planeta.html

    ResponderExcluir
  19. Olá Ani,
    Esse livro me pareceu ser bastante apaixonante e reflexivo.
    Infelizmente, ainda não conheço a escrita da autora, que parece ser muito marcante e envolvente.
    É muito legal ver as pessoas valorizando os autores nacionais.
    Muito obrigada pela dica ♥
    Beijos!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Se eu só tivesse lido a sua resenha, já ia desejar ler o livro, mas a capa e as fotos que você usou para ilustrar a resenha, me arrebataram de vez. Quero conferir o mais rápido possível e aproveitar que estou numa vibe bem nacional de leituras.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ani
    Segunda resenha elogiosa que eu leio sobre o A Matéria dos Sonhos. Parece mesmo ser um livro dos bons. E que lugar lindo <3
    A outra resenha que eu li destacou esse mesmo ponto que você falou: sobre parecer estar lá, nos locais em que a protagonista visita. Ou seja, a autora deve descrever cenas como ninguém.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
  22. Esse livro me lembra um outro nacional que li, INIA, pelo que notei ambos trazem grande jornadas para as protagonistas. Gostei do fato do livro ser bem narrado, adoro descrições bem feitas dos locais e cenários, afinal quem não gosta de viajar nas páginas de uma boa história, né?
    Beijos de Luz
    Tchau!

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Aaah, livros de viagens ♥ AMO! Ainda não conhecia a autora, mas depois da sua resenha vou colocar o livro na listinha de desejados...haha' Que imagens maravilhosas você colocou ali em cima, sou doida para conhecer lugares assim, e imagino que vou querer conhecê-los ainda mais quando ler o livro, né?!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu ainda não conhecia o livro e nem a autora mas gostei pelo que li aqui, acho que eu gostaria da história. Essa é uma das vantagens de ler nacionais, nós vemos lugares incríveis e escritos por autores brasileiros ficam ainda mais bonitos. Gostei da sua resenha e me deixou curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ani, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante. Explorar com riqueza os cenários pelos quais os personagens andam e vivem torna-se uma experiência muito gostosa e significativa de leitura, quando bem feita, mas ainda assim não me chamou muito a atenção. Sei lá, é difícil saber quais enredos exatamente me atraem, já que por mais que eu ame romances, nem todos me despertam interesse, mas esse parece mesmo ser uma boa pedida para leituras mais curtas mas não menos profundas e delicadas. Parabéns pela resenha, à propósito!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  26. Quando o autor consegue nos fazer ficar com vontade de estar no lugar descrito é porque com certeza ele eswcreve muito bem! Eu morro de vontade de conhecer esse lugar aliás. O livro me chamou a atenção apesar de não ser uma história que normalmente eu leia. Gostaria de conhecer a Valéria e acompanhar sua jornada para se recuperar.

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha! O modo como você a desenvolveu foi fantástico, e as paisagem e os quotes deram um toque todo especial. Com certeza está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  28. Adorei sua resenha. Fez mito bem em colocar imagens do lugar para onde ela foi... São lindas, um dos lugares mais belos do Brasil! Não conhecia a autora e suas obras,porém conheço a editora Jaguatirica e sei que os livros dela são ótimos, e de enredo instigante com ótimas mensagens ao leitor. Desejo muito sucesso à autora!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  29. É bom quando o autor consegue nos conectar com suas palavras a ponto de nos fazer desejar ir a outros lugares e conhece-los, e pelo visto, a Valeria soube como descrever bem esses locais em sua obra. Até o momento, eu não conhecia a autora, li outra resenha desse livro, ma de fato a Valeria é uma autora que eu não tinha conhecimento e me sinto mal por isso, afinal, pude perceber pela resenha que seu livro é ótimo, com personagens interessantes e uma história bem legal, espero ter a oportunidade de ler!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  30. Oi, não conhecia ainda essa autora e achei linda a capa do livro que ao mesmo tempo que é simples passa uma sensação muito boa. Realmente diferente de várias histórias que eu conheço e confesso que não sou muito aventureira e com o desejo de conhecer diversos lugares, mas deve ser muito legal ler e se sentir no local ao mesmo tempo! Como apaixonada por romance, durante a viagem ela irá conhecer alguém? Sei que disse no final que romance é uma das características, então fiquei curiosa! Parabéns <3
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  31. Oi tudo bem?
    Eu já vi a capa desse livro em outro blog, mas não parei a atenção nele. A sinopse chamou minha atenção é um livro no estilo que gosto, simples, romântico e nacional. Interessante à autora trabalhar uma doença tão séria que vem afligindo vários brasileiros, mostrando que o apoio da família é fundamental. Esse é um lugar que tenho vontade de conhecer algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oie!
    A leitura do livro deve ser bem interessante, e com certeza vou ficar com vontade de conhecer os lugares descritos pela autora. Eu fico a procurar os lugares depois na internet para conhecer mais sobre eles. E traz alguns momentos leves e de reflexão, gostei.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  33. Oiiie,


    Não conhecia a estória e nem a autora, mas me apaixonei. Sabe, acho incrível os autores nacionais que prezam pela nacionalidade, como cidades, nomes, e colocam isso nos livros. Ah, a Chapada é magnifica, só podia ser no meu estado KKKK Linda, e com toda certeza, acredito eu a Mariana vai encontrar um novo amor nesse lugar lindo. .

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  34. Oi, Ani. Tudo bem?
    Não conhecia a autora, gosto de livros que focam nessa "reconstrução" de uma personagem, quase sempre teem um tom reflexivo que acabam me levando a fazer inúmeras considerações sobre mim mesma. Acho que tento melhorar junto com a personagem, não sei.
    Falou de Chapada já ADOREI esse livro!
    Sou da capital da Bahia mas meu coração é de lá, com certeza!
    Tive a incrível experiência de fazer uma trilha de duas horas e meia sozinha por lá e foi a melhor experiência da minha vida, nunca me senti tão bem e tão em contato com a natureza! (Não é recomendado mas os guias não ficaram sabendo e deu tudo certo, ahahahah).
    Imagino que a autora tenha deixado em cada leitor da obra um pouco (ou muito) de vontade de ir pra lá, né? Assim como eu fiquei com vontade de ler a obra por já conhecer tão bem as paisagens maravilhosas descritas...
    Se a escrita dela for tão leve quanto a paisagem escolhida ela já tem minha admiração! Vou colocar na lista de leitura já :D
    É maravilhoso quando através dos livros nacionais temos a oportunidade de conhecer lugares que nem imaginamos que existiam aqui mesmo no Brasil.
    Ótima resenha e ótima indicação!

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  35. Olá.
    Tudo bom?
    O livro me pareceu ser bem interessante, mas fiquei com a pulga atrás da orelha para saber o que fez com que ela ficasse em depressão e como.ela saiu disso. Vou procurar pelo livro, achei a temática ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Perai que já vou comprar minha passagem!!!! Gente, amei tudo, quero ler esse livro e também conhecer pessoalmente essas paisagens, tem hora que realmente precisamos dar uma repaginada na nossa rotina, esquecer todo o sofrimento!!
    Amei a sua resenha e principalmente conhecer esse livro top!!


    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  37. Que resenha mais gostosa! Mesmo com todo o drama na vida da Mariana, tenho certeza que viveu grandes experiências nesses lugares maravilhosos. Não tinha visto esse livro ainda, mas gostei muito da história.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  38. Que lindas as fotos que você escolheu! Eu gosto muito da premissa desse livro. Tenho a impressão de que ocorre uma transformação na personagem, e acho que deve ser muito bonito de acompanhar isso. A capa é um doce, passa um ideia de suavidade. Estou muito interessada nessa leitura.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  39. Que incrível deve ser viajar sozinha e ainda conhecer lugares lindos assim! Eu amei a premissa, confesso que ainda não conhecia a obra, mas só de saber que é nacional já quero muito conferir a trama!
    Adorei as imagens que você postou junto, me deixo mais empolgada ainda!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  40. Olá!

    Essa capa - para mim - seria motivo mais do que suficiente para eu querer ler esse livro. Não conhecia a autora, nem suas obras, mas a premissa desse livro super me chamou a atenção. Adoro livros que falam de lugares que não conheço, e quando bem escritos, então, nem se fala. Gosto da sensação de ler sobre e é como se eu estivesse no local. E pelo o que você escreveu o livro é sensacional.
    Estou curiosa para saber o que a protagonista fará da sua vida.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Ana! Arrasou nas imagens e na resenha também! Embora seja uma história um pouco triste fiquei com vontade de conhecer o trabalho da autora principalmente quando vc falou em crônicas. Acho muito bacana este gênero. Depois vou dar uma pesquisada para conhecê-la melhor!

    Lindo seu trabalho! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  42. Oi!
    Adorei a capa desse livro, ele me transmitiu uma calma. Mas pelo que você abordou, mesmo sendo uma estória bonita e de auto descobrimento, no momento não chamou a minha atenção, mas vou anotar o nome e ficar atenta a próximos lançamentos da autora ^^
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  43. Olá Ani! AMei a sua resenha, gostei bastante de saber que a personagem passa por momentos difíceis e que consegue dar a volta por cima, isso é o máximo. Achei muito legal a autora mostrar essas belezas naturais no livro...Que com toda certeza, são locais mágicos...Me imaginei nessa caverna, nesse lago cristalino...um sonho!! Beijos!!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    Livros assim me deixam doida de vontade para conhecer os lugares por onde a história acontece! Olha esse lago, essas paisagens! É de babar.
    O livro parece ser bem divertido e bonito e eu realmente me interessei por ser nacional, só acho que a capa podia ser um pouquinho melhor!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oioi...não conhecia esse livro. Mas gostei muito da resenha, na verdade tenho que confessar que tem muito tempo que não leio um livro nacional. Acho que vou começar com esse. Acho que também ficaria igual a você, lendo essa história e imaginando os lugares e paisagens lindas que a autora descreveu. Amei :)
    Bjs

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  46. Oi!
    Eu adoro esses livros que usam viagem para o personagem se descobrir e mudar pra uma pessoa bem melhor do que era.
    E quando o país da viagem é o Brasil e seus cenários lindos, não tem como não querer ler.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  47. Oi
    Adoro leituras que nos transportam para locais diferentes e achei incrível como a narrativa se desenrolou.
    Gosto muito de livros com dramas familiares, pois sempre passam ótimas mensagens.
    Melhor de tudo é saber que trata-se de um nacional! Aumentou minha vontade de ler.
    Adorei a dica a já anotei.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com