Entre Quatro Poderes - Grupo (SIC)


Oi vocês, 

   O ano nem começou e para mim já tá indo rápido demais! Ontem foi aniversário da minha linda São Paulo, eu AMO essa cidade e todo o caos dela, acho que não nasci para o sossego. Eu gosto é da agitação e correria. 
   Hoje tem resenha com surpresa! Isso mesmo!! A resenha é premiada - a primeira do blog - então se você se interessou pelo livro, só seguir as regras para ganhar um.  

Entre Quatro Poderes

Título Original: Entre Quatro Poderes
Autor: Grupo (SIC) - Anderson, Débora, Khadidja e Rodrigo
Editora: Novo Século - Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 247
Sinopse: Skoob
Qualidade EC&M:

Em Entre Quatro Poderes conhecemos a história política da cidade de Suares. Nele conhecemos Cláudio e Alberto Barão, dois irmãos que desde pequenos tinham uma competição entre si. Alberto sempre ganhava todas as lutas, todas as brigas, todos os jogos e todas as apostas. Um dia ele ganhou uma vaca após apostar uma corrida, a única coisa que ele perdeu para o irmão foi o coração da bela Estela. Cláudio sabia que a moça estava interessada nele e então apostou com seu irmão que se ele conseguisse ficar com ela, levaria moça e a vaca para fazer um churrasco para a turma. Alberto perdeu a aposta, o amor de Estela e a vaca, nesse dia ele passou a ser chamado de Churrasco pelos seus amigos.
Churrasco era um jovem cheio de ideais, passou sua adolescência e juventude ao lado de Zé Ribeiro, um dos maiores vereadores de Suares. Já tinha uma carreira política planejada para assumir quando Zé fosse eleito prefeito. Mas seu adversário político, Pimenta, tinha cartas sujas para tirar Zé do caminho. E foi com a ajuda de Cláudio que ele executou o candidato a prefeito na véspera de eleição. Motivado ao ódio, Churrasco fez de tudo para honrar o nome de Zé e seguir com seus ideais, mas até onde o poder pode mudar as pessoas?
Entre Quatro Poderes foi um livro totalmente diferente para mim, minha sétima leitura do ano e eu amei a forma como ele foi escrito. O livro foi escrito pelo Grupo SIC que é formado por quatro jornalistas – Anderson, Débora, Khadidja e Rodrigo – eu não sei explicar, mas a escrita de jornalistas é bem diferente da escrita de autores “comuns”. Às vezes eu acho que é algo que só eu percebo. Mas é diferente, é mais dinâmico e mais critico.
O livro começa pelo final... Sim, parece loucura, mas ele já começa com o final e no decorrer da história conhecemos um pouco mais de cada personagem, o que motivaram a chegar até onde chegaram. No começo temos uma notinha informando que qualquer semelhança é mera coincidência e eu achei isso um máximo porque eu tenho certeza que de tudo que está descrito muita coisa já aconteceu. O que me chamou bastante atenção foi o fato de serem quatro autores e a obra continuar com uma qualidade padrão. Morro de medo de livros com mais de um autor, pois muitas vezes as escritas oscilam, em Entre Quatro Poderes não acontece.
As criticas a corrupção estão presentes e uma coisa que tem no livro e eu sempre me lembro dos meus professores falando – principalmente o coordenador – é que os jornais do interior normalmente são “comprados” pelos governantes dessas cidades para manter panos quentes em seus problemas. Achei demais isso no livro.
A diagramação da obra está linda, eu me apaixonei pela capa. As folhas são amareladas, a fonte está agradável, e cada inicio de capitulo tem uma frase relacionada ao tema. Os capítulos são curtinhos, ou seja, nada cansativo.
Em suma, Entre Quatro Poderes tem uma dinâmica diferente das demais obras pela ordem cronológica dos acontecimentos, os autores souberam mexer com o imaginário do leitor. Por mais que você já saiba do final, você quer entender o que levou aquilo acontecer. Até onde as pessoas podem ir para atingir o poder? Até a que ponto nós deixamos nossos reais ideais de lado para poder ter fama ou agradar alguém? Quando percebemos que fomos longe demais? 


"Se as pessoas forem dependente do governo, por que vão optar pela mudança? Por que vão reclamar disso ou daquilo? Elas sabem que, se arrumarem problemas, vão perder a boquinha. Então melhor deixar tudo como está."

Sorteio

Para ganhar um exemplar do Entre Quatro Poderes, basta seguir as regrinhas  do Rafflercopter. 
AVISO: Comente sobre a resenha, comentários no estilo: Participando + e-mail serão desclassificados. 
O sorteio será as 00:00 do dia 30/01 e eu vou entrar em contato com o vencedor por e-mail.
a Rafflecopter giveaway


Se você é do Litoral de São Paulo, os autores estarão no dia 31/01/2014 na Feira de Autores da Mata Atlântica de Guarujá.
O evento vai acontecer no Shopping Cine 3 Ferry Boat's Plazam, será das 17hrs às 23hrs e o endereço é: Av. das Nações Unidas, s/n - Vila Lígia - Guarujá.

Boa sorte a todos!

Beijinhos,

43 comentários

  1. ah, nao conheci esse titulo, mt bacana mais uma indicação. bom começo de semana flor

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Ani, que legal!
    Eu, como jornalista e escritora, encontrei meus iguais, só que o meu livro é um chick lit, hehe.
    Parece muito diferente do que eu estou acostumada, mas super interessei.
    A capa é linda!

    Estou participando.
    tecamachado@gmail.com

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Ani,

    A resenha ficou ótima. Complemento explicando que o livro Entre Quatro Poderes discute o relacionamento entre as pessoas que comandam a política brasileira, reunindo histórias fictícias similares a casos vivenciados pelos autores.

    Entre Quatro Poderes é um romance cujo protagonista é Churrasco, o prefeito da cidade de Suares, que ao perceber que a Polícia Federal está na cidade para prendê-lo, começa a repensar suas ações no comando do Executivo.

    A publicação traz ao público o que acontece nos bastidores da política e quase nunca é divulgado. O romance se passa na cidade fictícia de Suares, porém, representa a realidade política enfrentada em muitos municípios em todo País. Certamente será uma obra literária que aguçará as discussões sobre o verdadeiro papel do político frente as demandas do povo.

    A iniciativa de escrever o livro germinou de repetidas discussões sobre política, quase que diária, depois do expediente de trabalho. Diante das muitas interrogações surgidas das conversas entre os quatro jornalistas, surgiu a ideia de se pesquisar sobre o assunto e colocar tudo no papel. Decidimos pela ficção e criamos personagens para situações que já foram diversas vezes estampadas em capas de jornais.

    Na verdade, o que os quatro pretendem com o leitor é que ele, na sua leitura, entenda como é o processo político, principalmente no caso dos escândalos e da corrupção. Como isso acontece, e como, muitas vezes, mesmo inocentes, e bem intencionados, alguns políticos são envolvidos. A história se desenvolve de forma que o próprio leitor terá a sua interpretação, quanto à inocência ou a culpa de um ou outro político.

    Claro que tem culpados na nossa ficção, e inocentes, e que tudo, se bem entendido na leitura que faz o leitor, tem um porquê, e esse julgamento será feito conforme o entendimento dessa leitura.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Conheci o livro através de você e já gostei só porque foi escrito por jornalistas rs e quanto à história, mesmo sendo ficção (ninguém merece o apelido de Churrasco) conta uma história mais comum do que se imagina!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
    Kamila_marcone@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, parece mesmo uma ótima história!
    Quero participar do sorteio!!!

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que louca essa história hahaha Vou ver se acerto participar do sorteio pra dar uma conferida :*

    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu nunca tinha visto um livro com esse tema. Ainda mais escritos por jornalistas, que é o que eu quero ser "quando crescer" hahaha
    Um livro com um fundo de verdade tem sempre algo de especial. Pelo que eu percebi vai dar pra descobrir muito mais do sistema político desse país. Através de uma história fictícia fica mais legal de aprender...
    A capa é totalmente linda!
    Estou participando do sorteio, e espero meeeeeeeesmo ganhar!
    Beijinhos, Amanda.
    amanda.mazzei@hotmail.com
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
  9. Oie Ani =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha percebi que ele possui pontos interessantes.

    Dica anotada aqui ;)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Oii
    Muita gente diz que não se interessa por política e eu fico pensando em que mundo essas pessoas vivem.
    Não se interessar por isso é a mesma coisa que entregar sua vida na mão de alguém e depois querer reclamar se não gostou de algo que a pessoa fez com ela...
    Então fico muito satisfeita quando surgem livros assim, eles abordam o assunto de uma maneira mais dinâmica, o que facilita o entendimento das pessoas sobre o assunto e faz com que se interessem mais!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhhhhhh você está um livro na minha frente rrsrsrsr

    Me interessei ^^

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  12. É a primeira vez que vejo falando pela obra. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Entre Quatro poderes... O que esperar de um livro que fala sobre politica em uma época onde a politica do país está passando por tantas coisas negativas. Acho que em algumas partes do livro vai ser possível identificar acontecimentos reais. Não conhecia o livro, mas fiquei super a fim de ler. Parabéns pela resenha, muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  14. Ops, esqueci de deixar meu email:
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Ótima sua resenha. Mas política realmente é muito desgastante. Beijos.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de livros que começam pelo fim e vão voltando. Muda um pouco o jeito de ver como se passa a história. Bjus!

    ResponderExcluir
  17. esses dias li uma resenha desse livro também.
    sabe a premissa é bom, mas infelizmente n é muito meu estilo, bom quem sabe um dia eu leia, mas n no momento.
    gostei da capa e tudo mais. achei bem diferente.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Oi florzinha, tudo bem?
    Acho que nunca li nada escrito por um jornalista, imagina então por quatro! Fiquei com um pouco de medo de o ritmo da história ter 'caído' por conta de tantos autores, mas adorei saber que isso só agregou valor na obra. Assim como você citou, também acho que algumas dessas coisas devem ter acontecido, porque existem muitas pessoas iguais ao 'Churrasco' espalhadas por ai, que fazem tudo achando que podem mais do que os outros... Enfim, deve ser um bom livro para refletir, principalmente por conta das críticas. Já estou participando do sorteio, tô hiper interessada pela obra.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  19. olha pelo pouco que li eu adorei um livro lindo e bem interessante
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiee, tudo bem?

    Acabei de ler a resenha desse livro. Fiquei bem interessada na leitura porque adoro essa temática política. Só a capa do livro já dá um show, a leitura deve ser sensacional

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Estou com esse livro aqui para ler, na realidade, para fazer sorteio também hahaha.
    Eu ainda não comecei a ler devido as imensas parcerias que tenho, mas como o livro chegou no início do mês, ainda estou no prazo para publicar a resenha.
    Espero gostar tanto quanto você e olhar cada detalhe de forma crítica. Afinal, a corrupção está presente em todos os lugares e muitas vezes as pessoas não percebem isso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  22. Poxa vidaaaaaa, o eu moro numa cidade vizinha do litoral, um pouco perto, mas não poderei ir. É uma pena, gostaria de ter essa oportunidade =( Mas o livro tem uma premissa muito boa! Espero poder ter a oportunidade de ler. E, claro, boa sorte a todos os participantes!!!!

    Estou participando.
    aninhargt@gmail.com
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Muuuito interessante esse livro , sua resenha foi perfeita pra poder saber mais um pouco dele, que tinha visto a capa mais não sabia do que do se tratava! Beijão Ana!

    http://aqueladosviinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro, não me interessou muito, na verdade não agora haha, mas por conta do estilo! Eu não sou muito fã de leitura, mas estou tentando ser, e se eu começar um livro desse genero ia parar na página 16.

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  25. Eu conheci o livro aqui na sua postagem de parceria. Não sei se é um livro que eu gostaria de ler, mas vou participar do sorteio, se ganhar eu leio. O que mais me chama a atenção foi ele ser escrito por quatro pessoas. No começo do meu blog tentei fazer resenhas conjuntas e é tão difícil. Cada um pensa de um jeito heheh.
    silcrepaldi1981@hotmail.com

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  26. Não conheço esse livro ainda, mas a ideia de ser quatro autores parece interessante! Aliás, sendo jornalistas se aventurando na ficção torna tudo mais curioso! :)

    Beijo, beijo - megsarmybookclub.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Ani!
    Parece ser realmente muito bom.
    Tenho o mesmo receio que você com livros com mais de um autor, mas esse parece ser ótimo.

    Abraços
    ​​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage

    >>Está rolando o #DPL2015:​ ​​​Desafio Power Literário Vai ficar de fora?

    ResponderExcluir
  28. Tenho que dizer que gosto de livros que tratam de temas assim, são livros que fazem a gente pensar um pouquinho mais sobre a situação geral da política, seja no nosso país, estado ou município. E fiquei curiosa a respeito depois de você ter comentado na sua resenha de que o livro é mais dinâmico por ter sido escrito por jornalistas e também porque você disse que ele começa pelo final, li muitos poucos livros assim. Enfim, por essas e outras estou participando do sorteio.

    Meu e-mail: thoughts-little-princess@hotmail.com

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia a obra ainda, mas adorei *-*

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente acho que essa obra não faz muito meu estilo :/ ainda assim gostei de conhecer. Embora retrate assuntos como política, nos faz pensar e avaliar até onde vamos pra alcançar o que almejamos né, ou o poder, no caso

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem tag nova de Cachorros Literários no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  31. O layout do blog tá incrível amei! Também amei a resenha. Achei ousado a ideia de começar o livro pelo final.Mas se em filmes já deu certo,por que não num livro? Tenha um dia abençoado!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Fiquei bastante interessada no Livro, apesar de tratar de um assunto que não tenho muito o hábito de ler: Política!
    Também tenho medo de ler Livros com mais de um Autor! A escrita pode ficar estranha! O.O O.O Mas fico muito feliz ver que isso não ocorreu Entre Quatro Poderes!

    Beijos e até Ani! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  33. Livros que falam sobre governos e *políticas* só distopias, como jogos vorazes, que fala sobre a capital, distritos etc. Gostei da trama, espero vencer o sorteio para ler a obra. Mesmo achando este assunto de política um pouco chato. Mas é bom saber que o livro vai além disso. Hehe

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com
    eirkvinicius_ferraz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Oi, Ana!
    Eu já vi algumas resenhas desse livro, a mais recente no blog Bookmore. Não curto a temática política (sei que isso é ruim, que fico meio desantenada dos problemas sociais, econômicos e tal, mas enfim...), então não me interesso pelo livro. Mas, assim como vc, tenho receios de livros escritos por mais de 1 autor. Esse surpreende pela parceria a 8 mãos, fiquei impressionada! E até agora só vejo elogios ao livro, então deu bem certo.
    Não vou concorrer porque não me interesso, mas adorei saber que agora teremos resenha premiada.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Aninha, sua linda, tudo bem?
    Que coincidência, acabei de ler uma resenha desse livro, risos...
    Como falei para o Gabriel, eu acredito que a morte do personagem significou todas aquelas pessoas que realmente querem implementar mudanças, mas infelizmente são engolidas pelo sistema. Eu entendo o comportamento do Churrasco de indignação, mas eu não concordo com vinganças e não acredito na máxima de que os fins justificam os meios. Parece ser um livro que vai incomodar de forma positiva e que por isso se torna necessário.
    Gostei muito!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Ani lindona a resenha ficou muito boa, porém temas ligados a política é algo que não me atrai muito, não sei se devido a esse nosso tempo de corrupção, sem solução para nada me desanima. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  37. Ani, não gosto muito de temas políticos. sei que tem seu lado ruim isso, mas gosto de ler para abstrair do mundo e não para ficar mais ciente da desgraça que é hahaha. Mas acho que o tema combinou perfeitamente com as oito mãos (*o*) que o escreveram.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  38. Não sou de São Paulo, mas amo aqui e adoro toda essa agitação também! =)

    Ai que coisa mais triste o jeito que ele ganhou o apelido de Churrasco!!! Sabe, li outra resenha que não destacou tanto essa rivalidade entre os irmãos, e não tinha me interessado, mas a sua me fez mudar de ideia. Já li livros que começam pelo final, e acho esse recurso muito interessante. Vou participar do sorteio!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros
    nome no raffle: Juliana Xavier

    ResponderExcluir
  39. Quem esqueceu do e-mail? o/
    entrepalcoselivros@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Oi, Ana! Já li sobre esse livro em algum lugar (não lembro onde) e confesso que fiquei bem interessado em lê-lo! A premissa da obra é bem interessante e achei bem legal saber que o livro começa pelo final! rs Eu adoro livros que começam dessa forma, fico bem curioso para saber tudo o que aconteceu com os personagens para levarem eles até ali! rs Enfim, adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
    tonnilucas@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Eu achei super interessante este livro desde o começo. Não somente pela temática, mas pelos autores serem jornalistas e 4 autores, ainda.
    Suponho que a pessoa, lendo, sinta-se nos bastidores da política, vivenciando a corrupção.
    pampaloni@ig.com.br

    ResponderExcluir
  42. Olá Any,
    este livro é um prato cheio para quem gosta de politica. Já eu, dispenso a leitura. Tenho certeza que não vou gostar, já não gosto de politica, imagine um livro que trate do assunto, então dispenso.
    Mas acredito que haverá muitos leitores que iram amar a leitura, mas desta vez passo.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com