Roleta Russa - Jason Matthews


Oi vocês,

  E essa é a ultima resenha da minha meta literária. Que era formada por Dezessete Luas, O Projeto Rosie, O Livro do Amanhã e Roleta Russa.
  Já disse algumas vezes que não gosto de impor essas metas porque fico frustada quando não cumpro. Mas por mais que as resenhas estejam "atrasadas" consegui ler todas em meu período de férias, que por sinal, já acabou.
  Agora vamos conferir a resenha desse livro que me deixou confusa e ansiosa.

Roleta Russa


Título Original: Red Sparrow
Autor: Jason Matthews
Editora: Arqueiro
Páginas: 423
Sinopse: Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

   Eu já disse em alguns blogs que visito que adoro livros policiais. Mas acho que nunca disse que adoro jornalismo investigativo policial.

Jornalismo investigativo é um jornalismo de bastidor, de apuração de assuntos que não estão a mostra. Hoje a gente tem grandes jornalistas que se especializaram nesse tipo de jornalismo. Mas eu acho que é um jornalismo mais de produção do que de trabalho de campo mesmo. Tem que ter muita fonte e a fonte é fantástica! - Max Andrade

 Dois grandes exemplos para mim são César Tralli (atualmente apresentador do SPTV/Globo) e Robinson Cêrantula (produtor do mesmo), depois de que eu recebi um e-mail do próprio Robinson, a vontade de trabalhar nessa área só aumentou. Logo que descobri que o Roleta Russa se tratava de um romance policial sobre espionagem, quis na hora. Obrigada Quixote pelo presente.
  O autor, Jason é um ex-integrante da Diretoria de Operações da CIA, o que torna tudo mais realista na história, mesmo que o próprio tenha dito em entrevista que nunca passou por nada descrito no livro.
  A história é focada em dois personagens Dominika Egorova e Nathaniel Nash, mas todos os personagens secundários tem um papel importantíssimo para a história.
   Dominika é uma jovem dedicada de gênio forte e teve seu sonho de seguir carreira no Bolshoi - balett russo -  destruído por um casal invejoso do balett. Então ela vê seu sonho desmoronar e enquanto sofria com isso, o destino lhe aprontava outra. A morte de seu pai. Ao saber disso, seu tio Vanya Evorov aproveita da fragilidade e beleza da garota para lhe oferecer um emprego. Ela participaria das missões, usando seus atributos e charme para atrair e conquistar informantes e disso tirar informações importantes para a SVR. Percebendo que Domi se saía muito bem no cargo à enviou para a Escola de Pardais, - um local onde homens e mulheres eram treinados para seduzir seus inimigos com mais eficiência - vou confessar que a sequencia de capítulos onde Dominika passa nessa escola, são um tanto quanto chocantes. Ela estava sendo treinada para seduzir Nathaniel Nash, um norte-americano, agente da CIA, que possuía um recrutado do alto escalão da Rússia que lhe passava informações preciosas.

"Os melhores recrutamentos são aqueles em que os agentes recrutam a si mesmo."

   Com vários encontros armados eles começam uma amizade, ambos com a mesma finalidade. Tentar recrutar um ao outro. As coisas mudam de proporção quando eles não conseguem mais negar que estão se apaixonando. Dominika pelo jeito delicado e halo roxo de Nate que lhe mostra alguém em quem ela pode confiar. Nate pela determinação, beleza e coragem de Dominika. Um dos dois teria que ceder para o relacionamento fluir. Juro que queria poder contar mais, só que não quero soltar spoiler.
   O livro é em terceira pessoa - confesso que prefiro em primeira e isso faz com que eu me disperse mais na leitura - e é bem detalhado. Detalhado de mais até. O autor nos descreve tudo o que você possa imaginar, os becos, os apartamentos, os restaurantes. Não reclamo das descrições dos personagens, pois assim conseguimos entender a motivação que o fez levar a "trair" o seu país (e quando digo isso é porque no livro existe traidores russos e traidores americanos, não é spoiler), acho que dá pra tirar umas 50 páginas só de descrições. Cada capitulo termina com uma receita relacionada, o que é bem legal, Matthews disse em entrevista que escolheu colocar receitas pois ama cozinhar, achei bem interessante e diferente.
   O livro terminou com a dica de uma continuação, demorei uns 5 minutos pra acreditar que a história tinha realmente acabado daquela forma. Sai correndo atras de informação e sim, vai haver uma continuação (OBRIGADA DEUS). E provavelmente um filme, enredo pra isso nós temos. Fiquei com um gostinho de quero muito mais.
   Indico a leitura, é um livro que tem seus trechos engraçados (queria um amigo como Gable) cheio de ação, mortes, vingança, romance, que não te deixa parar de ler depois que começa. E que venha a continuação.
* Entrevista com o autor aqui. Infelizmente não tem traduzida, mas temos o Google tradutor para isso.HAHAHA

"Daqui em diante vou ser um pouco mais bitchy."

  E você já leu ou leria o livro? Gosta de histórias com ação e espionagem?

Beijinhos,


39 comentários

  1. Amo esse tipo de livro, mas não conhecia :// Bom saber, eu adorei !!

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :)
    Parabéns novamente guria :))

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. hm,jornalismo investigativo policial parece mt diferente e bacana! me interessou! finalmente criei uma fan page pro tofu, curte lá ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    https://www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Gente que legal gostei muito da resenha porem nunca li :\\ ...
    vou pesquisar sobre isso .

    beijos
    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. não lei mas gostei da resenha *-* ação e espionagem vou adora vou procura ...

    seguindo seu blog

    http://isadoratendencia.blogspot.com.br/#_=_

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana, que bom que conseguir cumprir suas metas, quanto ao livro parece ser bem interessante, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser muito bom! Quero ler..
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  7. As vezes metas são boas para nos ajudar a andar no eixo! Tenho ouvido falar muito bem desse livro, ótima resenha.
    Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo esse tipo de livro sempre me perco nesse tipo de leitura! Beijos
    http://doce-realidade-distorcida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ana você não sabe o quanto esse livro se parece com Se Houver Amanhã, esse jogo de inteligência, de truques, até que os dois não aguentam mais e se deixam levar pelas emoções.
    Deve ser legal!!


    O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Confesso que não leio muito esse gênero, mas já me interessei só pq a personagem é russa e tem vários detalhes russos. Adoro a Rússia e adorei a resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Caramba, esse livro deve ser ótimo... é o tipo de livro q prende a gente eu acho né. Daqueles q vc nunca mais consegue parar e ler hehe.

    Bjo lindona !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  12. Eu já vi resenhas desse livro, mais nem sabia que ia ter continuação.
    Gosto de livros desse estilo e ele parece ser interessante, fiquei curiosa a respeito do final. Boa resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ani, tudo bom?
    Adorei a resenha de hoje.. Parabéns ao Quixote pelo ótimo presente o/ rs
    Ganhei esse livro em uma promoção, mas ainda não o recebi.
    Ando louca para conferir também.. Não li muitos romances policiais na vida, mas quando vi esse na livraria, quis logo de cara.
    Saber que vai ter continuação é ainda mais empolgante *-*
    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  14. Oie Ani =)

    Livros assim não fazem muito meu gênero rs..., mas é algo que eu talvez leria para sair da zona de conforto. Porém como ainda estou me recuperando de uma leva de livros "pesados", vou deixar esse por hora.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Eu amei essa sua resenha, leria esse livro sim, com certeza.
    Já tinha ouvido falar dele antes, mas essa é a primeira que leio a respeito.
    Parece ser dessas histórias complexas, acho isso interessante.
    Não consigo fazer meta de leituras kkkkkk
    beeijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Anilinda minha linda! Tudo bom?
    Gosto bastante do nome do livro, acho que criou uma curiosidade muito grande e não nos da ideia sobre o que o livro fala, se é algo policial, comédia.. estou bem em dúvida e a capa da um toque de que podemos esperar segredos.
    Mas olha só, estamos falando de um tema policla, jornalístico, olha que maravilha, últimamente esse gênero tem ganhado grande espaço na minha testante, e é realmente maravilhoso. Fiquei com o coração apertado por Dominika, realmente esse casal merece recebe um troco e dos bem grandes por ter destruído o sonho dela.
    Mas estou muito feliz ao ler que AQUELA volta por cima finalmente acontece e ela tem alguém a seu lado para ajudar isso acontecer. Sua resenha está perfeita, como é de se esperar, totalmente empenhada na hora de escrever <3 Quero agora, ainda mais ler esse livro graças a você!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto de livros contados em primeira pessoa :3
    Gostei bastante da resenha e senti muita vontade de ler.

    sckittyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu já vi a sinopse desse livro antes e ela me deixou dividida, porque, se por um lado eu gosto de romances policiais, por outro, eu não curto essa temática de espionagem e nem atração fatal, essas coisas rsrsrs.
    Mas quem sabe se não me aparece a oportunidade, né? Beijinhos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana, como vai?!
    Já vi algumas resenhas sobre o livro e ele me interessa bastante.
    Mas chega de comprar livros por enquanto, quando der, vou comprá-lo.
    Eu não participo dessas metas justamente porque tenho medo de me frustar, como você disse.

    Bjs,
    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  20. Não gostamos de livros policiais, mais gostamos da sua resenha!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Parece um bom livro. Gosto de livros policiais por que tem muito mistério. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  22. Gosto de romance-policial e curti sua resenha! Bom, fiquei meio balançado quando você disse/escreveu que o livro é muito descritivo, sei lá se eu não acharia muito tedioso. Ah, e é tão chato quando o livro termina tipo "hãaããm?" mas é muito melhor quando sabemos que tem continuação! eeeeee \o/
    Curti!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto de séries nessa pegada, nunca li um livro sabe, mas acho que compraria sim :)
    Beijinhos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  24. Leria com certeza! Histórias assim me prendem ! Adorei sua resenha ^^

    https://www.aqueladosviinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Desde a primeira vez que falou desse livro me apaixonei, ele já ta na minha lista, não vejo a hora de ler.

    Adorei o post parceira :D

    Beijorejas :D

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Livro bem interessante..Adorei a resenha e a sinopse :)
    Beijos
    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela resenha. Eu quero muito ler esse livro, pois adoro livros policiais e só li resenhas positivas sobre ele até agora. Eu prefiro livros em terceira pessoa heheheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  28. Nunca li, mas adorei sua resenha !
    Irei comprá-lo !
    Beijos !
    http://adventure-of-two-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oiiii! Ani ani ani
    que bom que é o tipo de livro que você procura! afinal se quer seguir seguir na carreira... nada melhor que aproveitar um pouquinho da ficcão que é atribuida à ela! haha! :)
    eu estou louca para ler esse livro. mas to mergulhaada em outro estilo literario atualmente.... mas quem sabe em breve eu nao me enjoo e passo pro proximo estilo - isso SEMPRE acontece comigo!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho uma forte quedinha e sinto aquela emoção no peito por Jornalismo Investigativo, mas não tenho estômago para praticá-lo eu mesma, confesso! Gostei DEMAIS da indicação, vou procurar


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  31. Oii, Ani! Adoro espionagem, adoro filmes, séries e livros sobre o tema. Já quis muito trabalhar com o tema, mas tenho medo de me acovardar nos momentos mais delicados (p/ n dizer perigosos) da profissão. Sua resenha está ótima, já gostei dos principais e tendo secundários excelentes também, Roleta Russa vai direto para a wishlist! Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  32. É o meu tipo de livro, mas nao conhecia! *-*
    Beijão, Ana do dia

    ResponderExcluir
  33. Jornalismo investigativo policial, adoooro tbm! *-*
    Eu tenho curiosidade em ler esse livro, vi várias resenhas legais, acho a capa linda, e é um gênero que eu gosto :)
    Continuação e filme, uhulll! =D
    Suas resenhas são ótimas! ;)
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Não li esse livro ainda,
    mas diante de todos os elogios que já li a respeito dele foi impossível não desejá-lo, infelizmente ando bem sem tempo para novas leituras, apesar disso ele está na lista de desejados para quando for possível.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Não conhecia esse livro ainda, mas pela resenha parece ter uma história muito boa e admito que fiquei curiosa para ler. :D Você já leu As Três Leis de Newton? Tem uma mistura também de investigação, jornalismo e tal... E é bem legal a história. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  36. já ouvi falar muuuuuito bem do livro, tenho um leve interesse em lê-lo - não é, assim, um dos que eu morro de vontade de ler, o gênero dele não é bem o meu.
    XX, Duda.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Estou louca pra ler esse livro! E a sua resenha ficou ótima, me deu muito mais vontade de ler :3
    Bjoos.

    http://literatainofensiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Amo livros de suspense e este está na minha lista de desejados a muito tempo! Também gosto de jornalismo investigativo e sempre devoro livros assim.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com