EC&Mimimi: Justiça com as próprias mãos

Oi vocês,

   Estamos vivendo em um país onde as pessoas estão cada dia mais intolerantes, uma freada brusca no transito, pessoas atravessando fora da faixa, ciúme de namorados, vizinhos encrenqueiros, qualquer coisa é motivo de discussão e até morte. Dialogo não existe mais.
   A população não espera mais da justiça brasileira, quer fazer justiça com as próprias mãos. Olha, eu vou ser bem sincera, eu NÃO tenho dó de bandido. Não tenho mesmo, confesso que dá até um alivio quando vejo manchetes escritas “Bandidos morrem em troca de tiro com a policia.". Desculpa sociedade, eu sou assim. Antes um desses que quer ter a vida fácil do que um cidadão que trabalha “duro” dia-a-dia pra conseguir o que tem. Claro que isso não quer dizer que eu apoio o que anda acontecendo.

   Acho que o primeiro caso que veio para a mídia foi do menor que foi amarrado em um poste, logo em seguida um monte de noticias do mesmo gênero apareceram em todos os cantos do Brasil.
   Faço jornalismo e cada dia que passa vejo o poder que a mídia tem em influenciar as pessoas, e eu não estou dizendo só da “grande mídia” estou dizendo em modo geral. Essa semana, no Litoral de São Paulo aconteceu um caso que me deixou escandalizada. Não só a mim, mas uma boa parte da população, por conta de uma noticia equivocada e essa sede de fazer justiça uma mulher foi espancada até a morte.
   Não vou me aprofundar no caso porque não tive coragem de abrir as matérias sobre o tema,  todas contem as fotos e digamos que eu sou sensível a esse tipo de coisa. Mas o que aconteceu foi que uma pagina no facebook “Guarujá Alerta” se eu não me engano, postou um retrato falado de uma mulher acusando-a de sequestrar crianças para a prática de magia negra. Ao ver uma pessoa com as mesmas características do retrato falado homens imobilizaram a moradora, amarraram e agrediram, logo após a levaram para o fundo do bairro (?) com a intenção de matá-la. Indignados com a brutalidade do ataque, outros moradores acionaram a policia, daí levaram para o hospital, mas já era tarde, a moça até ficou internada, mas não resistiu. A cidadã espancada sem chance de se defender era inocente, estava saindo da igreja e teve a Bíblia confundida com o livro de Magia Negra. O tal retrato falado que afirmava que a moradora era do tal bairro na verdade era um retrato falado feito pela policia do Rio de Janeiro em 2012 (!!!!).

   E ai que está o papel da mídia, em minha opinião o dono desta pagina é tão culpado quanto os agressores e deve pagar pelo crime junto com os outros. A partir do momento que você tem um blog, um vlog, ou qualquer pagina em outra rede social com a intenção de informar as pessoas você se torna formador de opinião e acaba sendo responsável por tudo que é divulgado, o MINIMO que você deve fazer é analisar, estudar, PESQUISAR toda e qualquer noticia que vai publicar. Quando o dono da pagina inventou uma noticia, ele se tornou responsável pelo acontecimento, colocou um retrato falado de outro estado, de dois anos atrás, afirmou uma coisa que pelo que parece não acontece há tempos nesse bairro do Guarujá, que seria as crianças sequestrada, e ainda disse que a suposta sequestradora estava no bairro. Não, isso NÃO JUSTIFICA A BURRICE FEITA PELA POPULAÇÃO, mas quem induziu as pessoas ao erro foi ele. Esse negocio de fazer justiça com as próprias mãos é tão errado... Ok viu o bandidinho assaltando e conseguiu pegar ele, quer prender ou amarrar sei lá, pra assegurar que ele vai ficar no mesmo lugar, faça isso e CHAME A POLICIA! Agressão gratuita não vale de nada. Por mais que a justiça do nosso país seja lenta, ela vai fazer algo a respeito disso. Precisamos evitar que inocentes sejam mortos e condenados por erro de outros. Nós estamos em um momento que a população descobriu que unida pode se fazer muitas coisas, MAS PORQUE NÃO CONSEGUEM FAZER AS COISAS CERTAS HEIN?

   Eu acredito no poder na informação (não é a toa que faço jornalismo), e acredito ainda que nós temos esse poder nas mãos e devemos usar de uma maneira útil para que não prejudiquemos ninguém.
   Eu sou a favor de que canais, blogs, sites com noticias positivas que acontece no mundo, sejam mais divulgados.

   Se você assim como eu e gosta de boas noticias, acha que ainda há motivos para acreditar vou deixar um link de um site e de um canal que acompanho as vezes que tem esse objetivo de sempre divulgar “o lado bom da vida”.




Beijinhos,


31 comentários

  1. Ani eu concordo com exatamente CADA PALAVRA q vc escreveu aí. Penso muito como vc e tb acho absurdo o q aconteceu com essa mulher.

    Tb não tive coragem de ler reportagens sobre isso e tb acho q o dono da Pagina é tão culpado quanto os outros. Acho q esse tipo de conteúdo requere muita responsabilidade e não deveria ser "jogado na midia" por qq um não.

    Fico muito triste pela familia dessa mulher, e por ela mesma tb né, pq sofreu antes de morrer :(

    Bjs !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,

      É tão bom saber que não sou a única a pensar assim.

      Beijinho

      Excluir
  2. Ani eu concordo com exatamente CADA PALAVRA q vc escreveu aí. Penso muito como vc e tb acho absurdo o q aconteceu com essa mulher.

    Tb não tive coragem de ler reportagens sobre isso e tb acho q o dono da Pagina é tão culpado quanto os outros. Acho q esse tipo de conteúdo requere muita responsabilidade e não deveria ser "jogado na midia" por qq um não.

    Fico muito triste pela familia dessa mulher, e por ela mesma tb né, pq sofreu antes de morrer :(

    Bjs !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  3. Super concordo, eu consegui ler a reportagem e cheguei até ver o vídeo mas fiquei chocada por uns 2 dias com isso na cabeça, é muita crueldade, fico pensando como um ser humano consegue cometer uma crueldade dessas!!

    Mudando um pouquinho de assunto, amiga tudo bom? acabei de conhecer seu blog, adorei super organizado e fofo *-* Ja estou seguindo, se puder retribuir seguindo o meu tambem ficarei muito feliz, pois uma ajuda a outra e nos sabemos como isso importante rs!! beijos e muito sucesso amiga!!

    Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas

    Instagram: @lesantos17 (tem sorteio rolando)
    By: Le

    ResponderExcluir
  4. Oi Ani,
    Sou jornalista também e sei como dá indignação ver esse tipo de coisa. Infelizmente, grande parte dos profissionais da mídia não está mais preocupado com o lado social da profissão, que como vc já deve estar vendo bem no curso, na teoria tem o papel fundamental de ajudar a sociedade e não de atrapalhá-la.
    Mas na prática, a coisa é triste. rs
    Um beijão e boa sorte na sua empreitada jornalística ;)
    http://marjorietrofa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Colega de profissão! !
      Que demais saber!

      Obrigada pela opinião e visita.

      Beijinho

      Excluir
  5. Esse assunto é, de fato, super polêmico.
    Eu concordo com o que vc disse!
    Eu vi o caso dessa mulher e fiquei completamente chocada!!
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  6. Desde sempre existe mídias e mídias, né? Sempre vai haver aquele veículo que posta algo coisas sem ter fontes verdadeiras, seja sobre uma novo casalzinho de famosos de sobre uma mulher acusada de praticar magia negra. Só que aí, uma hora a coisa termina mal. =/
    Assim como você, não tenho dó de bandido. Mas daí a querer fazer justiça com as próprias mãos é um longo caminho. Se até a as pessoas que estudam e são preparadas para julgarem erram, imagina as pessoas que se deixam levar pelo calor do momento.

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  7. Muito bom texto, bem expressivo, gostei do video
    AltoseBaixos

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu texto. Eu também acho que bandido deveria morrer, pois se fosse bom, não estaria no crime.
    Parabéns!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  9. é eu concordo em tudo.... seria bom

    Bjuuu umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Realmente é um problema mas as vezes é até compreensivel pois a dor não vai acabar enquuanto a justiçã não for feita, o problema é que as vezes o tempo passa e ela nunca tem um ponto final!

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  11. Muito chocante essa notícia, quando vi nem acreditei.
    Agora uma mulher inocente pagou a culpa por um retrato falado qualquer na internet e porque de pessoas burras que quiseram fazer justiça com as próprias mãos.

    Tenha um ótimo final de semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  12. Adorei o post! Sou como você, não gosto de ver as injustiças desse mundo, mas é claro que tenho conhecimento do que se passa. Fiquei sabendo desse menor no poste assim como da mulher que foi espancada. Só posso dizer que fico indignada! Hoje vi uma reportagem de uma criança de 12 anos, assaltante, portador de arma e quando perguntaram se ele estava arrependido disse "Não. Eu meto bala mesmo. E se reclamar eu mato." Ou seja, onde vamos parar?
    Penso em fazer jornalismo, não sei se tenho talento para isso, mas se tem algo em que acredito é no poder da informação. Afinal, não falamos mais por nós mesmos. Qualquer ponto de vista que expressamos na internet é veiculado e de repente várias pessoas abraçam a causa e tomam a nossa opinião como suas próprias opiniões.
    Parabéns pela postagem!
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      MUITO OBRIGADA e obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  13. Então, eu vi essa notícia da mulher. Então, eles falaram que o cado era um boate que não tinha fundamentos (ou algo parecido). Então, tudo bem, que a sociedade se estressa qual a falta de segurança aqui no Brasil, porém, as pessoas que matam pessoas é que possui já isso né, pois você pode estar com raiva da outra mais e não vai mata-lá.
    Para mim, essas pessoas são tão assassinas quanto recriminam o assassino e muito hipócritas, pois quando saiu a notícia fiquei sabendo que as mesma pessoas que estavam ofendendo a fan page agora, quando saiu a notícia do boate foram as que falaram que se pegassem a mulher matassem.
    Sou como você, não tenho pena quando vejo essas notícias de morre pessoa que devem, mas quando tentam fazer justiça com as próprias mão podem cometer erros como cometeram e mataram uma pessoa inocente, se a justiça é falha (pode pegar a pessoa errada), imagina uma pessoa leiga...


    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  14. Até onde sei fazer justiça com as próprias mãos é crime, porém percebo que isso tem acontecido muito por aí porque a polícia simplesmente não funciona como deveria. E concordo com você, temos que tomar cuidado com o que se divulga por aí, tenho um blog também e sempre que vou publicar algo penso como isso afetará as pessoas, querendo ou não, ter material publicado em qualquer tipo de mídia é uma responsabilidade e por isso deve-se tomar cuidado com o que se publica.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  15. Acho interessante seu ponto de vista, mas tem coisas que tem acontecido nessa onda de "justiça com as próprias mãos" que são absurdas, abusivas e ridículas. Temos que fazer coisas, manifestações e impôr nossas vontades para melhorar nossa justiça e nunca pra nos igualarmos e viramos bandidos também, enfim, acho muito sem noção.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Beijinho

      Excluir
  16. Adorei o seu poste e você escreve bem, eu também evitei ver assuntos sobre aquela brutalidade, acho que justiça feita pelas propiás mãos não vale a pena até porque nem sempre você estar certo e outras pessoas podem sofrer, os filhos daquela mulher perderam a mãe perto de uma data tão importante, por conta de uma mídia mal usada, tive algumas aulas com o pessoal de jornalismo já que Publicidade e Jornalismo tinham aulas juntos e entendo você, a mídia deve ser usado para algo bom. Além disso as pessoas ne sempre podem acreditar em tudo que vê na mídia seja na internet, televisão ou rádio e deixar a justiça para para os tribunais, mesmo que a do Brasil seja um pouco lenta.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Obrigada por compartilhar sua opinião!

      Somos quase colegas de profissão.

      Beijinho

      Excluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com